segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TEXTOS PRODUZIDOS A PARTIR DAS AULAS DE REDAÇÃO E JORNALISMO DIGITAL



Atividades complementares
Exigência nas Instituições de Ensino Superior, as modalidades começam a ser oferecidas pela UCPel no primeiro semestre dois mil e nove.
O ano letivo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começou com algumas novidades. Além da mudança de currículo, muitos dos alunos agora terão oportunidade de cumprir, na própria universidade, parte da carga horária de atividades extracurriculares exigidas para a conclusão do curso.
Trata-se das atividades complementares, que não são novidade para quem já era aluno da UCPel e continua no currículo antigo. A inovação está na forma como a carga horária será cumprida. Se antes os universitários precisavam cumprir atividades extraclasse como participações em seminários, estágios, pesquisas científicas, além da carga horária das disciplinas e dos trabalhos de conclusão, agora, o total de horas necessárias para a conclusão da graduação será dividido entre estas atividades e as que a própria universidade vai oferecer.
As atividades complementares fazem parte das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que devem ser respeitadas pelas Instituições de Ensino Superior. De acordo com estas diretrizes, a carga horária deve ser dividida entre atividades complementares gerais e específicas, onde as primeiras são as oferecidas pela universidade e as segundas, realizadas pelo aluno durante o período da graduação.
As atividades complementares gerais, com carga horária de vinte horas semestrais, são oferecidas em três modalidades: educação à distância, semipresencial e presencial. As atividades de educação à distância serão realizadas através do ambiente de aprendizagem Modle, que pode ser acessado pelos alunos através do Sistema de Apoio UCPel (SAPU). Os estudantes que optarem pela modalidade semipresencial terão de dispor de uma hora a cada quinze dias para atividade presenciais, além de dez horas de leituras através do ambiente no SAPU.  Na modalidade presencial, estão sendo oferecidas vagas para atividades em projetos de extensão, pesquisa e estudos de cinema.
Cada curso exige uma carga horária específica. No curso de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo ou publicidade e propaganda, deverão ser cumpridas quarenta horas semestrais, o que significa que cada aluno deve escolher duas atividades, totalizando a carga horária exigida a cada semestre. De acordo com o coordenador do curso de jornalismo, professor Michael Ker, nos próximos semestres serão oferecidas outras disciplinas no quadro de atividades gerais. “A idéia é que o número de atividades complementares oferecidas vá aumentando”, salienta o professor. Os alunos que permanecem no currículo antigo não estão enquadrados na nova exigência. Quem quiser obter mais informações poderá se dirigir ao saguão do campus I, em frente ao espaço de alimentação.








MUDANÇAS NO JORNALISMO 
Discussões acerca dos cursos vão além da questão dos diplomas

Imparcialidade, ética, responsabilidade, idoneidade, estes são alguns dos atributos que um bom jornalismo deve ter para desempenhar seu compromisso social assegurando a democracia. Desde o ano passado as discussões em torno dos cursos de jornalismo, e da exigência ou não de diploma para esta área de atuação vem ganhando espaço nas universidades e órgãos ligados a imprensa nacional. Além da exigência ou não do diploma estão em jogo ainda questões como a qualidade do curso, seu tempo de duração e sua autonomia em relação às ciências sociais.
Em novembro do ano passado o ministro da educação, Fernando Hadad, falou na possibilidade da criação de um curso de dois anos para bacharéis em outras áreas como direito e economia. Esta medida possibilitaria a estes profissionais complementarem sua formação sem a necessidade de cursar inteiramente o curso, durante quatro anos, reduzindo assim a formação em jornalismo a uma mera especialização. Esta medida deverá ser analisada até junho de 2009.
Parece que a qualificação dos profissionais de jornalismo não é mesmo uma das maiores preocupações do MEC (Ministério da Educação). Além da possibilidade da redução da carga horária do curso, o Ministério não pretende cortar novas vagas nos cursos de baixa qualidade, diferente do que acontece nos cursos de direito, pedagogia e medicina. De acordo com Fernando Hadad, em entrevista concedida a o jornal Gazeta do Povo em novembro do ano passado, os cursos terão de assinar termos de saneamento de deficiência com o MEC depois de serem avaliados pelo Órgão.
No último dia 20, foi realizada a primeira de três audiências públicas para discussão das mudanças nos cursos de jornalismo. O evento realizado no Rio de janeiro contou com a participação de professores e pesquisadores da área jornalística que apresentaram sugestões à comissão criada pelo MEC para rever as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do Ministério da Educação. Estas diretrizes orientam as universidades na formulação do projeto pedagógico dos cursos de  graduação.
A próxima audiência prevista para o dia 24 de abril, será realizada em Recife e contará com a presença de entidades de classe, profissionais da área e representantes do mercado de trabalho. Na terceira e última audiência, a ser realizada no dia 18 de maio, serão ouvidos ainda os movimentos sociais e representantes da sociedade civil. Segundo Fernando Hadad, a mudança nas diretrizes curriculares do curso não depende da discussão acerca da exigência do diploma para jornalistas.
A comissão de Especialistas em Jornalismo foi constituída pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), através da Portaria 203/2009 para subsidiar o MEC no trabalho de revisão das diretrizes. Participaram da comissão representantes das Universidades Federais de Pernambuco, de Santa Catarina e do Recôncavo Baiano, além de representantes da Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A comissão contou ainda com a participação de Lucia Maria Araújo, do Canal Futura.
O MEC disponibilizou um endereço eletrônico para que profissionais, estudantes e professores possam participar da consulta pública sobre as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, que englobam o perfil do profissional e as principais competências a serem adquiridas a partir de sua formação. Serão aceitas mensagens até o dia 30 de março, através do e-mail: consulta.jornalismo@mec.gov.br.
Alimentação alternativa
A preparação correta dos alimentos, sem desperdícios, gera economia e alimentação saudável
Tirar o máximo de proveito dos alimentos sem desperdiçá-los é uma ótima opção para quem quer manter uma alimentação saudável, gerando economia e contribuindo também com o meio ambiente. Alternativas criadas para combater a desnutrição e manter uma alimentação equilibrada, incluem alimentos de alto valor nutritivo, de preparo rápido e custo mais baixo.
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, em contrapartida, apresenta um quadro de aproveitamento insuficiente do seu potencial nutritivo. Muitos alimentos são preparados de forma incorreta, sendo desperdiçados nutrientes essenciais ou no cozimento ou na seleção do que deve ser posto no prato.
A boa alimentação deve conter todos os grupos de alimentos, classificados como construtores (proteínas), reguladores (vitaminas e sais minerais) e os alimentos energéticos (carboidratos e lipídios). O princípio da multimistura, o carro chefe da alimentação alternativa, aproveita diversos alimentos que muitas vezes são desprezados como as folhas verde-escuras (de batata-doce, mandioca, beterraba), raízes e tubérculos, além da casca de ovo e as sementes de abóbora, melancia, gergelim, melão, entre outras. A inclusão da multimistura no cardápio do dia-a-dia pretende enriquecer aquilo que se gosta de comer com um concentrado de vitaminas e nutrientes para se obter uma dieta equilibrada sem mudar o sabor ou o tipo de preparação dos alimentos.
(BOX)
Para fazer a farinha multimistura, é necessário conhecer bem os alimentos que irão ser utilizados. Existem alimentos que são tóxicos, e precisam de cuidados especiais quando forem preparados.
- A farinha de trigo, de aveia, de milho (fubá) e de outros cereais é rica em amido, gordura e proteína - dão energia e ajudam na formação dos músculos.
- As sementes são ricas em gordura, proteína, vitaminas e minerais - além da energia e da formação dos músculos, são importantes para o regular o funcionamento do corpo.
- Os farelos de trigo e de arroz são ricos em vitaminas, ferro, cálcio, zinco e fibras - além de ajudar na formação do sangue e dos ossos, e no crescimento e funcionamento do corpo, esses alimentos servem para regular o intestino, evitando a prisão de ventre.
- As folhas verde-escuras são riquíssimas em vitamina A, ferro, cálcio e outros nutrientes - além da formação do sangue e dos ossos, esses alimentos aumentam a resistência contra doenças, são importantes para a visão, crescimento do corpo, formação e manutenção da pele.
- A casca de ovo é riquíssima em cálcio.
Fonte: (Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional). Programa Alimentos Seguros.
Dicas de receitas alternativas

Tira - gosto de sementes
Ingredientes
• sementes de abóbora ou melão
• sal a gosto
Modo de Preparo
Lavar bem as sementes e salgá-las. Deixar secar por 24 horas. Levar ao forno para tostar.
Bolinhos de cascas de batata
Ingredientes
• 2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 2 ovos
• 2 colheres de salsinha picada
• sal a gosto
• 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
• óleo para fritar
Modo de Preparo
Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocara massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e ir fritando os bolinhos às colheradas.
Bolinho de talos, folhas ou cascas
Ingredientes
• 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas
• 2 ovos
• 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1/2 cebola picada
• 2 colheres (sopa) de água
• sal a gosto
• óleo para fritar
Modo de Preparo
Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes.
Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrerem papel absorvente. Podem ser usadas: talos de acelga,couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, ou cascas de chuchu.
OBS.: No caso dos talos da couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo.
Aproveitar esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa etc.).
Farofa de folhas e talos
Ingredientes
• 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
• 2 colheres (sopa) de cebola ralada
• 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho
• sal a gosto
• folhas ou talos bem lavados, picados e refogados
Modo de Preparo
Derreter a margarina ou o óleo e refogar a cebola até dourar. Juntar as folhas ou talos. Acrescentar, aos poucos, a farinha de mandioca ou milho e o sal. Mexer bem. Servir em seguida. Podem ser usadas folhas de beterraba, rabanete, nabo, couve-flor, brócolis ou mesmo seus talos.
Bolo de casca de abóbora com chocolate
Ingredientes
Massa
• 1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• ¾ xícaras (chá) de maisena
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de óleo
• 2 xícaras (chá) de casca de abóbora picada
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
• 4 colheres (sopa) de leite
• 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo
Massa
Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneire numa tigela a farinha, maisena, açúcar e fermento. Junte a mistura no liquidificador e misture muito bem. Unte uma assadeira média com margarina e farinha, coloque a mistura e leve para assar em forno médio.
Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver e reserve. Depois do bolo assado, espalhe esta cobertura por cima e deixe esfriar.
Paçoca doce
Ingredientes
• 1 copo de sementes torradas, moídas e peneiradas de abóbora ou melancia, ou as duas juntas
• 1/2 copo de farinha de mandioca
• 1/2 copo de farelo de trigo ou arroz, torrado
• 1/2 copo de açúcar
• 1 pitada de sal
• 1 pitada de pó de casca de ovo (bem lavada, antes de torrar e moer)
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes e guardar em vasilhame fechado.
OBS.: As paçocas doces acrescidas de água ou leite podem ser levadas ao fogo e transformar-se em deliciosos e nutritivos mingaus.

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