segunda-feira, 31 de agosto de 2009

1º LUGAR 17º CAÇA TALENTOS - CATEGORIA JORNALISMO - SUBCATEGORIA PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA


PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA INSTITUTO SÃO BENEDITO - PELOTAS
1-      APRESENTAÇÃO
A ação comunicativa faz parte do nosso cotidiano, é um fenômeno social, origina-se da idéia de “romper o isolamento”, o termo em si refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto. Este termo também é definido como “comunicação de espaços, circulação, transporte de coisas: vias de comunicação, estradas”.
Com base nesses conceitos, ressalta-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de um plano de ação que vise a organização da comunicação institucional. A elaboração desse plano possibilita a criação das vias de comunicação facilitando e garantindo a qualidade do fluxo de informações que circula interna e externamente. Essa organização favorece o relacionamento intrainstitucional e a relação da Instituição com os meios de comunicação de que fará uso para que possa divulgar suas ações.
O presente Projeto de Assessoria de Imprensa será realizado no Instituto São Benedito, uma organização não governamental que atende meninas das periferias da cidade de Pelotas. Este projeto visa divulgar a ação comunitária realizada pela Instituição.
O Instituto São Benedito teve sua fundação em 06 de fevereiro de 1901, sendo oficialmente inaugurado no dia 13 de maio do mesmo ano. Desde então a instituição é administrada por diretorias constituídas por membros voluntários. Em 1912 a direção interna e os encargos dos serviços assistenciais da Obra foram entregues à Congregação das Irmãs do Puríssimo, hoje Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Em 1916, através de uma campanha entre líderes pelotenses, foi adquirido o prédio onde atualmente o Instituto São Benedito atende cerca de 100 meninas oriundas de famílias de baixa renda da periferia da cidade de Pelotas.
Após ter funcionado como Escola Particular Santa Inês e posteriormente como Grupo Escolar Municipal “Luciana de Araújo”, em homenagem à sua fundadora, a partir de 1959 a Instituição passou a se chamar Escola de 1º Grau Incompleto São Benedito. Em 1993 a Escola foi extinta para alunos pagantes passando a atender apenas crianças carentes no regime de semi-internato, hoje denominado Apoio Educativo em Meio Aberto.
O Instituto atualmente oferece Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª série) e atividades extracurriculares que envolvem oficinas pedagógicas, de informática, artesanato e danças ministradas por membros voluntários, professores cedidos pelo Município e estagiários. Atende ainda um grupo de meninas adolescentes, estudantes de outras escolas públicas que, no turno inverso de suas aulas, realizam cursos de Iniciação Profissional realizados na Instituição.
A Instituição se mantém com a ajuda da KNH (Associação de Apoio a Criança e Adolescente), com o auxílio da comunidade local, promoções e ajuda de órgãos públicos.
          2- JUSTIFICATIVA
A elaboração e a organização de um plano de ação, estruturado de acordo com as necessidades da instituição facilita o fluxo de informações, interna ou externamente. A partir daí poderão ser elaborados produtos de comunicação que divulguem ações de forma objetiva.
O Instituto São Benedito realiza um trabalho de forte cunho social, que depende principalmente de ações voluntárias para que possa ser mantido. Reforça-se assim, a fundamental importância da divulgação do trabalho realizado pela instituição na comunidade local.
A partir do Projeto de Assessoria de Imprensa elaborado para o Instituto São Benedito serão desenvolvidas propostas de Comunicação interna, envolvendo sua direção, alunos, professores, funcionários e voluntários que atuam na instituição, contribuindo assim para um melhor relacionamento interinstitucional. A organização da comunicação na Instituição também viabilizará o contato com a imprensa local a fim de divulgar o trabalho social desenvolvido por este educandário, bem como a divulgação deste trabalho na comunidade em que está inserido.
3- OBJETIVOS
3-1- GERAL
Contribuir para a melhoria da comunicação interna da instituição, estabelecendo estratégias de divulgação de suas ações externamente, organizando assim o fluxo de informações.
3-2- ESPECÍFICOS
3-2-1- Organizar a comunicação já existente;
3-2-2- Viabilizar o fluxo de informações para meios externos;
3-2-3- Facilitar e estimular a comunicação interna;
3-2-4- Divulgar o trabalho social desenvolvido pela instituição;
3-2-5- Estimular o voluntariado em prol desta instituição.
4-      PÚBLICO ALVO
As ações desenvolvidas a partir deste projeto pretendem abranger, além do público interno – diretoria, professores, funcionários, voluntários e alunos – um público externo, constituído pela comunidade em geral, através de informativos ou outros produtos de comunicação, e através da imprensa local.
5-      RESULTADOS PREVISTOS
·         Mais facilidade no contato com os veículos de comunicação locais de que se fará uso;
·         Mais abrangência na divulgação das ações do Instituto, tanto na comunidade interna quanto externa.
6-      ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
As estratégias de Ação definidas pela Assessoria de Imprensa do Instituto São Benedito, realizada pelos alunos do Curso de Comunicação Social da UCPel, Daiane Madruga e Tiago Lopes, de acordo com a Diretora Responsável, Irmão Julieta Bertuol, serão enumeradas no próximo item.
6-1- AÇÕES
·         Contatos com veículos de comunicação locais;
·         Elaboração de releases, textos criados como sugestão de pauta, para envio aos veículos de comunicação locais – após a aprovação da Diretoria de Imprensa – divulgando as ações realizadas pelo Instituto, observando o valor jornalístico de acordo com os interesses institucionais e do público alvo;
·         Clipping – Organização de arquivo com recorte ou gravação de informações relacionadas direta ou indiretamente à Instituição. Essas informações poderão ser oriundas de releases elaborados pela Assessoria de Imprensa;
·         Press Kit – envelope contendo todo o material referente à Instituição (releases, fotos, folders, dados, tabelas, gráficos, matérias complementares);
·         Organização de Banco de Dados, contendo Histórico da Instituição, estatutos, regimentos, atas, biografias, relatórios, e arquivo fotográfico atualizado. A organização do Banco de Dados auxiliará a elaboração de material de divulgação e as ações de comunicação interna;
·         Elaboração de boletim com periodicidade mensal.
7-      ESTRUTURA FÍSICA
          Para o desenvolvimento do Projeto de Assessoria de Imprensa, seria ideal que a Assessoria dispusesse de estrutura física adequada, dispondo de sala própria, computador, arquivos e material suficiente para coleta e armazenamento do material necessário à realização do Projeto.
            O Instituto São Benedito é uma entidade filantrópica, que depende do voluntariado, dispondo de poucos recursos. Dessa forma, a realização da Assessoria deverá se adaptar à realidade institucional e à sua estrutura física, fazendo uso dos recursos disponíveis sem prejuízo do bom andamento do projeto.
           
8-      ORÇAMENTO
Para o desenvolvimento das ações enumeradas anteriormente serão necessários alguns itens que serão adquiridos após realização, sempre que necessária, de pesquisa de menor preço nos estabelecimentos comerciais locais.
·         Material para armazenamento de informações: CDs, DVDs, arquivos, envelopes;
·         Material de expediente: papel ofício, caderno, canetas, pincéis, grampeador, grampos, tesoura, cola.
·         Impressão de boletim mensal, em tamanho A4, frente e verso;
9-      CRONOGRAMA
·         Março – elaboração do Projeto de Assessoria de Imprensa;
·         Abril – contato com a instituição;
·         Maio – execução do projeto / elaboração do Jornal Institucional.
10-  AVALIAÇÃO
A avaliação da execução do Projeto de Assessoria de Imprensa será realizada a partir de reuniões periódicas – entre a Assessoria e a Diretora de Imprensa – realizadas durante e após a elaboração do boletim mensal e sempre que se fizerem necessárias durante a realização do Projeto.

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