terça-feira, 16 de março de 2010

RELEASES PREFEITURA MUNICIPAL DE HERVAL


Secretaria da Agricultura reúne agricultores contemplados com o
Pró-Irrigação
Encontro com a presença do secretário estadual adjunto definiu os rumos do projeto no município

Agricultores pertencentes às Associações Comunitárias organizadas no interior do município participaram, na manhã do dia 3, quarta-feira, de uma reunião com o secretário de agricultura, Ronaldo Ferreira, com a presença do secretário adjunto da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Mário Silva, para tratar do Programa Pró-Irrigação, que irá contemplar 99 produtores da região com incentivos para a construção de microaçudes para captação de água da chuva. O encontro marcou a conclusão da primeira etapa do programa que consiste na execução de microaçudes através de parceria do Governo Estadual com a Prefeitura Municipal, responsável pela execução dos projetos em conjunto com a EMATER, que oferece o suporte técnico.
Os agricultores contemplados foram selecionados pelos membros das associações comunitárias. Depois da realização do cadastro e de reunirem a documentação necessária, em março do ano passado, os produtores foram reunidos agora para definir a data limite para o pagamento do repasse da parcela referente à sua contrapartida, que deverá ser realizado até o dia 5 de março. A construção dos açudes têm um custo médio de R$ 8 mil, dos quais o produtor deverá pagar apenas 20%. O restante será subsidiado através do Programa. O agricultor deve se comprometer em utilizar a irrigação pelo período mínimo de um ano, sob pena de pagar o valor total da obra.
A diminuição do volume de chuvas ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, período em que os principais produtos do Rio Grande do Sul estão germinando. Com as estiagens, grande parte das safras se perdem, causando muitos prejuízos. “A proposta da Secretaria é propiciar ao agricultor um novo instrumento de atividade para enfrentar a estiagem, para parar de perder a produção por falta de água”, esclareceu o secretário Mário Silva. São considerados microaçudes os reservatórios com área alagada de até 50 mil metros quadrados.

Nenhum comentário: